ANTES DE ADOTAR: LEIA

  

LEIA ATENTAMENTE ANTES DE LIGAR OU ENVIAR EMAIL

CARTILHA SOBRE ADOTAR ANIMAIS


1) Pergunte-se honestamente se voce quer realmente adotar um animalzinho resgatado das ruas e/ou de maus tratos. Se preferir uma determinada raca, dirija-se a um pet shop decente e procure saber se o Criador tambem trata bem os animais que vende. Embora todos ativistas sejam contra alimentar a usina e comercio de animais, voce tem o direito de saber sobre o Criador. De alguma maneira voce tambem estara libertando um animalzinho criado para vender, sendo voce, evidentemente, um adotane responsavel. 

Contudo, querendo adotar um animalzinho que vivia nas ruas ou ainda vive, tenham em mente que todos foram resgatados e portanto dificilmente voce vai encontrar animais puros para adotar.

2) Verifique se voce tem condição financeira e pessoal antes de tomar essa decisão. Animais são como crianças, tem despesas, querem carinho, tem que ser bem tratados. Não neglicenciar ou tratar o animal adotado diferente dos outros animais que tem em casa. Ja ouvimos pessoas que disseram, nao se preocupe, esse que quero adotar vai ser um "cachorro de casa", os outros ficam fora. Santa ignorancia!

Todos devem ser bem tratados e com igualdade e com acesso ao meio familiar mas com certa disciplina para que os visitantes possam conversar em paz. Respeitem as pessoas que preferem nao ter animais. Vamos comparar com criancas levadas que nao deixam os adultos conversarem, ficam dando palpites, isso nao esta certo. A mesma coisa com um animalzinho, se eles fazem coisas improprias nao passem a mao na cabecinha deles pois voce estara alimentando a indisciplina, antes corrijam com firmeza o comportamento mas sem crueldade.

Se estiver passando por um estresse em sua vida pessoal como divorcio, doença na família, animaizinhos doentes, confusao de familia, etc, adie essa decisão, ou melhor nao adote. 

Se voce ja tiver 4 ou 5 animais em casa, pergunte-se se voce tem condicoes financeiras de adotar mais um. Seja honesto consigo mesmo e com a protetora.


3) Depois de tudo repensado, comunique a sua família em primeiro lugar. Todos devem estar de acordo e se responsabilizar pelo animalzinho. Incluindo limpeza e higiene do bichinho e do local. Nunca deixe a tarefa para somente um membro da familia. Respeite sua mae ou vozinha, geralmente a mae de todos. Todos devem se revezar nessa tarefa incusive as criancas. Muito facil afagar um animal limpinho e bem cuidado sabendo que alguem da sua familia cuida sozinho. Chega de irresponsabilidade.

4) Não esquecer no dia em que for buscar ou conhecer o animal, adotar animais nao pode ser e nunca sera via correio.
Na pagina Termo de Adocao Responsavel, leia muito bem em alto e bom tom. Imprima o termo em duas vias e junte aos documentos necessários para adotar e aguarde para entregar pessoalmente a protetora. Evite a palavra, esqueci um documento, procure assumir esse compromisso como se fosse uma entrevista para um emprego importante.

Não esquecer de colocar seu email correto em letra de forma legível:
Copia do RG, CPF e um comprovante de endereço atualizado (conta de luz ou telefone, etc) juntamente com os originais se possível.


Essas normas são padrão para todos Protetores Independentes, ONG's, Abrigos e Centro de Zoonoses. Suas informações pessoais estarão sob o mais absoluto sigilo e privacidade. 



Como faço para adotar?   


1) Para adotar meus animais (Sueli Nolle), leia atentamente



2) Não divulgo o endereço, apenas cidade e o Estado, por medida de segurança e para proteger meus animais.



3) Para adotar os bichinhos da Sueli Nollé:

Ligue (11)9-5323-7838 

Envie um Email: companheirode4patas2013@gmail.com


Por gentileza evite passar 10 emails cada um perguntando sobre um assunto diferente. Voce vai estar me ajudando a ganhar tempo e evitar ser um "spam" da caixa de entrada.
Todas as informacoes que voce precisa estao claramente escritas no Anuncio especialmente o porte do animal.

Devido ao numero de email's que recebo, pediria por favor para ser o mais objetivo possível. Citar o nome do animal no "assunto" e marcar um horário para conhecer se estiver realmente interessado(a) em adotar. 



4 ) Seja responsável, se não puder comparecer no dia e hora marcado, ligue pelo menos um dia antes  para a Protetora nos telefones acima. Entenda que o tempo e dinheiro são preciosos para Protetores de animais. Nunca intermedie uma adocao mesmo que seja para seu melhor amigo e sem o conhecimento da Protetora. Sua honestidade e reputacao esta em jogo no momento de adotar.



5) Como tutora e responsável pelos animais, me reservo ao direito de não doar para lugares perigosos por razões óbvias e por todos conhecidas.


6) Me reservo ao direito de não doar, ficando a meu critério entregar ou não o animal no momento da adoção. 

7) Não reservo animais para adoção e não me comprometo com ninguém para lembrar e/ou ajudar na busca de animais para serem adotados. Acompanhe esse e outros blogs para conseguir adotar seu amigo preferido. Sempre entre em contato por telefone ou email mencionando o nome do bichinho no assunto.

8) Faço o possível e impossível para entregar animais sadios, castrados e vacinados e vermifugados. Mas todo adotante deve se dirigir a um veterinario assim que o animal estiver em sua posse. Todo adotante tem obrigacao de fazer essa visita inicial considerando que o animalzinho nao foi comprado ( e mesmo se o fosse) mas foi resgatado de lugares ermos, cheios de insetos, ruas imundas e muitos foram abandonados em lixoes. Entenda que mesmo animais comprados muitas vezes ja estao doentes. Muitos ja esta doentes sem o conhecimento do veterinario, o DNA da mae eh o fator.

9) Pelo fato de todos os animais terem sido resgatados, todos os adotantes são informados no momento da entrega sobre a saúde e cuidados a serem feitos. Exemplos, se precisa ser vacinado, castrado e/ou continuar com o vermífugo, etc.
Voce tem o dever de castrar se o animal nao estiver castrado. A protetora avisa, informa e da detalhes o por que de o animal nao ter sido castrado. Se voce adota sob essas condicoes, seja responsavel e marque o dia para a castracao, nao espere, nao adie. Temos casos tristes de otimos adotantes que queriam por que queriam adotar o filhote..a protetora confiou..o que aconteceu depois todos ja sabem ou devem imaginar. A cachorrinha ficou prenha. A adotante nos enviou uma foto e mostrava que a cachorrinha em si mesma, mostrava sinal de desnutricao. Ficamos todas chocadas com a irresponsabilidade do ser humano.

10) Todo o adotante tem o dever de passar o animal adotado no veterinário imediatamente apos a adocao, mesmo que o animal tenha sido castrado, vacinado e vermifugado. Identifiquem seus animais imediatamente.

11) Todo adotante tem o dever de manter as vacinas e vermífugos religiosamente em dia comprovando com a Carteirinha de Vacinas.



12) Se após a adoção houver alguma emergência que envolve risco de vida para o animal, procure imediatamente ajuda do veterinário mais próximo de sua residência. Depois me liguem ou enviem um email de imediato assim que o animal estiver fóra de perigo.

Muito importante que voce sempre examine seu pet. Veja as fezes, examine os ouvidos. O site do Dr.Pet eu recomendo pois ele ensina como massagear o animalzinho para ver se existe dor. Se voce ver sangue na urina, fezes, ja sabe o que fazer, corra para o veterinario mais proximo. Em geral o animalzinho que esta com algum problema, ele mostra sinais de dor, ou fica apatico, nao quer comer, nao quer andar. Qualquer sinal tem que ser levado com toda seriedade. Muitos animais NAO choram..mas respiram ofegante, isso eh sinal de que algo esta errado e ele ou ela esta sentindo dor.

13) Todo adotante tem o direito de devolver o animalzinho a qualquer momento para a Protetora, basta apenas me ligar e enviar um email de imediato.

Por outro lado se a residência da família estiver em um local muito longe, eu espero a generosidade e uma contribuidão para pagar a gasolina ou a cortesia de entregar o animal marcando um encontro via telefone. Envio um email confirmando o valor, espero sinceramente a compreensao do ex-adotante. Por favor, me avisem antecipadamente se não puderem contribuir com o custo de transporte para que eu possa ir preparada.

14) Os animais estão em S.Paulo. Não tenho condições de doar para outros Estados ou cidades muito longe de onde estou devido aos custos com transporte. Tenha em mente que seja la o lugar onde voce reside, sempre vai haver abrigos, ongs, CCZ e mesmo na sua rua, vai haver um animal aguardando um lar.



15) Não tenho abrigo ou canil mas posso entregar o animalzinho na casa do adotante. Algumas vezes quando o local é muito afastado da região onde moro, marco um encontro num local seguro para que a família possa conhecer e dependendo já assinar o “de Adoção Responsável” e levar o peludinho para casa. O lugar que escolho, tenham 100 por cento de certeza ser um local seguro, conhecido, onde muitas ONGS e protetores marcam com os possiveis adotantes.



16) Por favor entendam, o local do encontro é público, seguro e muitas ONG's marcam nesse mesmo local. Localize o local de encontro no Google mapa e confirme com Ong´s se quiser mais informações e se sentir seguro em levar sua família. Faça uma pesquisa sobre o meu trabalho, é muito importante que voce possa conhecer o trabalho da protetora antes de decidir adotar. Recebi um email apenas de uma pessoa extremamente irritada por marcar em um local publico para ir conhecer o animalzinho. 



17) Transporte: meu trabalho é voluntário e, portanto não vendo animais. Os adotantes contribuem voluntariamente para ajudar na gasolina e cada centavo destina-se ao bem estar dos animais sob minha responsabilidade. Doar para uma protetora verdadeira significa contribuir na campanha contra o abandono e contribuir para castrar animais e evitar a procriacao.

18) Quando voce adota, voce deve estar ciente que o animal não foi comprado e portanto quando assina o Termo voce sabe os riscos e se responsabiliza de que o animalzinho foi tirado da crueldade das ruas ou de maus tratos. Portanto prepare-se para receber o bichinho em casa com essa responsabilidade. Pesquise sobre como tratar um filhote a noite, nas madrugadas quando ele chora. Ele sente falta dos irmaozinhos, do calor da mae.

Sobre animais adultos, nunca preconize que eles vem com certos habitos e vicios. A maioria dos animais que viveram na rua sao extremamente doceis. Voce sera o guia e o Alfa. A primeira coisa a fazer para ganhar a confianca deles, correr com ele na coleira com a guia. Dar uma boa corrida, ele vai adorar. Depois as caminhadas diarias.
Depois ensina-lo onde fazer as necessidades, no jornalzinho, sempre no mesmo cantinho pois os caninos sao territorialistas. Existem tapetes higienicos tambem. Muitos animais "pedem" para sair, entenda a linguagem deles, facil de entender e com o tempo voce e seu pet vao se entender e muito bem.

19) Porte, tamanho: todos os animais que resgato não tem raça definida e, portanto nem os veterinários tem condições de prever em 100% qual o porte do animal quando crescer. Me eximo de qualquer responsabilidade se o filhote crescer mais do que se esperava conforme a explicado acima. Repito que o adotante tem o direito de devolver. Nunca abandonar, sempre comunicar a Protetora que doou o animalzinho a voce. 

20) Uma família que se entusiasma com um filhote e quando o mesmo cresce não o quer mais, tem o dever imediato de ligar e devolver o animal para a Protetora conforme o Termo de Adoção Responsável. Entenda que filhotes crescem, talvez para porte pequeno, medio ou grande. O que esta em jogo: sua capacidade de amar os animais independente de porte, cor, idade, aparencia fisica e mesmo temperamento. Se voce se sente incapaz, melhor nao ter animais em casa. Voce tem a liberdade de tomar uma decisao de nao adotar.

21) Importante: Seja responsável, aconselho aos adotantes darem um tempinho ao animal para se adaptar ao novo ambiente antes de pensar em devolver. Como foi dito, filhotes choram a noite, tudo que precisam é um pouquinho de água, comidinha, um afago e eles voltam a dormir normalmente. Nao deixe o animal sem afeto quando ele chorar. Algumas pessoas deixam o animal chorar chorar e depois se calar e dormir. Oras, entao por que razao voce adotou? Afague, brinque com ele, da um brinquedinho,  eles sao como criancas mesmo quando se tornam adultos.

Se o choro continuar por favor levem ao veterinário, talvez ele esteja com algum problema como dores de ouvido por exemplo. Mas se sentir que nao tem capacidade e paciencia, melhor nao adotar. Caso ja tenha adotado, ja sabe o que fazer.


22) Importante: Todos os cães precisam caminhar diariamente junto com o dono mesmo que voce tenha o quintal do tamanho do estadio do Morumbi. 


Um animal que se exercita come melhor, dorme melhor, melhora o comportamento. Alem disso, caminhar junto com ele aumenta a conexao, o animal passa a confiar em voce. Nao o decepcione. Ele vai ver voce e sua familia como as pessoas mais legais do mundo. E todos da casa devem se exercitar e caminhar com o bichinho. 



23) Corrente em animais caracteriza maus tratos e maus tratos eh crime.
Não acorrente ou prenda seus animais seja la qual for o lugar,  quintal, lavanderia. Os animais devem ter acesso a casa e ao meio familiar, aprender a receber visitas e reconhecer amigos ou pessoas estranhas. Animais que ficam presos em gaiolas, correntes, podem desenvolver agressividade a humanos e outros animais, eu não os culpo por isso. Por mais que voce trate bem o seu pet, mesmo que voce tenha uma corrente feita de ouro, jogue fora, os animais nasceram livres, merecem ser livres e domesticados para nao fugirem, saber que o lugar dele esta ali mesmo na sua casa.



24) Quem mora em apartamentos, devem ter a tela de proteção, adotando gato ou cachorro, a tela tem que estar bem instalada. Ensine o animal sem crueldade para não se aproximar do perigo. Seja paciente e amoroso, mas com disciplina. 

25) Todos os membros da família devem cuidar do bichinho incluindo alimentação e a limpeza e higiene do local. Não deixe para apenas uma pessoa ter essa responsabilidade.

Ensine as crianças a ajudar, elas adoram se sentirem uteis. Ensine seus filhos a amar o animal, a entender. Ter conexao com um cachorro ou gato, uma coisa fabulosa. Nao ensine seus filhos a abandonar animais, a ficarem alienados se voce nao quiser mais o animal. Voce deve ser o exemplo. O seu filho vai passar isso para os amiguinhos da escola e mais tarde para seus netos.

26) Adestrem seus animais sem crueldade, os comandos básicos de sentar, levantar, ficar sao extremamente importantes. Os animais são como crianças, devem ter um limite para não tomarem conta da casa, nem pular nos visitantes, ou latir demais. Pesquise sobre a psicologia animal, você vai descobrir o quanto eles são inteligentes e amorosos e aprendem relativamente rápido.

O animal nunca entende gritos, ele entende gestos entao pare de gritar chamando seu cachorro porque ele nao vem. No entanto, se voce sentar de costas para ele e fingir estar chorando, ele vira com certeza, curioso para saber o que esta acontecendo. Gritar com animais chega a ser ridiculo e indica uma pessoa com falta de bom senso.

27) Se adotar um peludinho ou peludinha que chore muito ou late demais, por favor leve no veterinário, pode ser que ela ou ele esteja sentindo dor ou tenha algum outro problema não notado pela Protetora, por exemplo gripe, infeccao na garganta, dor de ouvido, dor na coluna, etc.

Animais que choram sentem falta da protetora e de outros animais, depende de você distrair e brincar com eles. Entenda isto, eles ainda estão se acostumando com voce e sua família.

Nunca bata, espanque ou dar tapas em seu animal nem na brincadeira, por favor. Se ele morde tudo na casa, nao deixe. Voce tem que substituir isso com brinquedos. As vezes brinquedos que faz barulho corrige o problema. Latir demais nao eh um cachorro feliz. Ele late por ser ansioso, por nao caminhar, por ignorar quando voce chama e mesmo por se sentir enfadonho. Caminhadas corrijem esse problema.

28) Devo lembrar que doenças contagiosas vem muitas vezes da própria "mãezinha" cachorrinha abandonada ou do machinho pai. Muitas delas não são detectadas por veterinários. Se manifestam tempos depois. Isso acontece mesmo para criadores que vendem animais. Entendam, somos protetores que resgatam e salvam e fazemos tudo para que o animal possa ser entregue com saúde, cabe a voce seguir em frente com todos os cuidados que o animalzinho merece. Protetor significa um voluntario e NAO um profissional encarregado de socorrer animais. Protetor nao eh profissao tal como um eletricista, um encanador. O trabalho deles eh voluntario e nao recebem um centavo por isso.



29) LEIA ATENTAMENTE E IMPRIMA EM DUAS VIAS O TERMO DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL (vide página nesse blog). 

Preencha com letra de forma, sem assinar e leve consigo juntamente com as copias e originais dos documentos acima referidos. Nada e feito via correio! 



30) Assine somente na presença da Protetora. Temos casos de pessoas que adotaram para outras, deixaram email incorreto, nunca mais enviaram fotos, enfim desapareceram porque sao pessoas desonestas e irresponsaveis. Jamais saberemos onde e como esta o animalzinho resgatado com sacrificio.
Se voce quer adotar ou vir buscar o animal para o adotante concreto, voce tem o dever, a obrigacao e a responsabilidade de informar a protetora, conversar, explicar e trazer os documentos do adotante verdadeiro. Nunca se perde por ser honesto(as).

31) Caso você decida dar de presente para outra pessoa, a protetora deverá ser a primeira pessoa a saber. Lembre-se que animal nao eh brinquedo ou pacote de presente. Se decidir dar de presente, chame a pessoa para escolher o animalzinho. Se for para sua vozinha, ja sabe, voce vai ser a responsavel de ajudar sua vozinha a cuidar do animal. Se voce pretende dar de presente para sua namorada, pior ainda. Voce namora hoje, amanha ja nao namora mais. Entao, ja sabe o que fazer, sua namorada vai assinar o termo e obrigacoes e tambem deixando dois telefones e emails: o seu e o dela.
Quanto a sua vozinha, ela  tem todo o direito de escolher o animal. Esqueca esse negocio de surpresa, voce tem que levar sua vozinha, sua mae, sua tia, etc, para ir escolher o bichinho que mais agrada a comecar pelo temperamento e nao pela aparencia fisica.

32) O Termo de Adoção deve ser trocado sempre que doado para outra pessoa e com conhecimento previo da protetora. Dar um cachorro que você acabou de adotar para outra pessoa sem o conhecimento prévio da protetora chama-se Adoção IRRESPONSAVEL. Leia o Termo de Adoção com toda seriedade. Os Protetores de Animais, idoneos e experientes,  sao totalmente contra dar um cachorro ou gatinho de presente na surpresa. Deixe as surpresas de presentes para objetos como maquina de lavar, joias, etc, nunca para animais, cachorros, gatos, passarinhos etc,  mesmo que o presenteado seja uma criancinha.



Agradeço a compreensão de todos e  por ler com atenção. 

por Marli Lima- moderadora

"Fazer o Bem, requer coragem"
_________________________________________________________

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA GUARDA RESPONSÁVEL?


Fonte: GUARDA RESPONSÁVEL emails do Grupo Google


Guarda responsável significa um pessoa, no caso um guarda, responsável. Certo, mas Guarda Responsável, tem também uma outra definição.



O direito de possuir um animal de estimação acarreta obrigações ao seu dono. Esses deveres do cidadão chama-se GUARDA RESPONSÁVEL, e os principais são os seguintes:


Vacine Seu Cão Anualmente
Esta providência protege seu animal de diversas doenças que podem levar à morte 


Castre seu animal, macho ou fêmea:


Machos: 


1. Evitar fugas.

2. Evitar o contrangimento de cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas.

3. Evitar demarcação do território (xixi fora do lugar).

4. Evitar agressividade motivada por excitação sexual constante.

5. Evitar tumores testiculares.

6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.

7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsiadisplasia coxo-femuralcatarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças).


Fêmeas:

As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do orgão. Evita piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas

Identifique Seu Animal

Esta simples providência pode ser a solução no caso de seu cão, gato ou ave se perder. Coloque em uma plaquinha metálica seu nome e telefone em uma coleira. Certamente a pessoa que encontrar um animal assim identificado irá imediatamente entrar em contato com você. 

Tenha Fotos de seu Animal de Estimação

Sempre que possível tire fotos atualizadas de seu animal. Na eventualidade de precisar imprimir folhetos ou cartazes será mais fácil para a pessoa que o encontrar identificar seu animal. 

Mantenha Portões Fechados e Cercas Bem Cuidadas
A grande maioria de casos de desparecimento de animais domésticos são causados por simples distração de seu donos ou das pessoas da casa ao manter portas e portões abertos. Buracos em cercas também devem ser consertados. 

Mantenha Seu Cão ou Gato com identificação


Procure sempre mantê-lo com alguma identificação. Ao sair mantenha-o na coleira. Cães e gatos, ao sair de seu ambiente, podem se sentir desorientados e assim escapar do controle de seu dono. 

Cuidados Nas Viagens

Atenção redobrada nas viagens de férias, tenha certeza que seu pet terá um lugar seguro e adequado para ficar. Animais desaparecidos em viagens são mais comum que se possa supor e sua recuperação muito mais difícil.


Algumas dicas importantes:

• Considere a possibilidade de adestrar seu cão. Cães adestrados dificilmente se perdem.

• Na ocasião certa, procure um veterinário para se aconselhar a respeito da castração de seu animal. 

Cães, e especialmente os gatos, tornam-se mais "caseiros" ao serem castrados.

• Guarde bem seu pet nas ocasiões comemorativas, como São João e festas de fim de ano, quando o barulho de fogos desorientam os animais, que podem correr sem destino. (Os caninos tem audição sensível por isso quando houver barulho de fogos de artifícios, leve-o para o quarto e coloque uma musica clássica e suave, nao deixe ele sozinho)



______________________________________________________________________________

"O Animal   que   o homem   escolher   como

 companheiro nunca deverá ser abandonado"

Fonte:  ANTES DE ADOTAR Grupos Google


Cães e Gatos vivem em média 12 anos. Aquele filhotinho que você está adotando, viverá vários anos ao seu lado, portanto, se você e sua família costumam viajar para lugares onde não se pode levar animais melhor não adotar, a menos que possam contar com pessoas próximas no convívio para que cuidem do animal na sua ausência.


Cães sentem tristeza assim como os humanos, principalmente quando estão sozinhos. Se você trabalha fora o dia todo e quer um bichinho pra lhe fazer companhia, o gato é o ideal, pois ele é mais auto suficiente, embora também se apegue ao dono. Gatos dormem muitas horas, portanto se adaptam melhor à ausência do dono. Muitas pessoas dizem que o gato gosta da casa mais que do dono. Isso não é verdade. Se o gato for tratado com a mesma afetividade com que tratamos os cães, ele responderá da mesma maneira.


O ideal é ter sempre mais de um animal, pois um faz companhia para o outro, brincam e não ficam tão dependentes emocionalmente dos donos como ficariam se estivessem sozinhos. Cães e gatos são animais muito sociáveis e tendo outro da mesma espécie no convívio, eles se sentem mais seguros e menos depressivos. A opção cão e gato também é possível. Cães e gatos, ao contrário do que diz a lenda, podem se tornar grandes companheiros.


Se você mora em apartamento não pense que não pode ter um animal de estimação. A Lei garante a todo o cidadão o direito de ter o animal que escolher para ser seu companheiro, desde que o mesmo não cause prejuízo para os vizinhos. Procure adotar um gato ou um cão adulto, que se adaptam mais facilmente.


Posse responsável começa na ADOÇÃO, não na compra de animais. Quando você compra, está incentivando a criação de mais filhotes e mais abandonos. . Para cada filhote que se compra, muitos morrem na carrocinha ou abandonados nas ruas O famoso "vira-lata" ou SRD (sem raça definida) é o cão mais versátil que há, além do mais saudável também. Os cruzamentos constantes entre animais com parentesco, o que caracteriza CÃES DE RAÇA em geral, muitas vezes são responsáveis por doenças congênitas.


Se o seu filho quer um cão ou um gatinho mas ele ainda é muito pequeno para entender que animais sentem como nós, dê a ele um animal de pelúcia, até que ele esteja maduro para se responsabilizar pelo animal.


Se você não tem paciência ou tempo para criar um filhote, adote um animal adulto. Há inúmeras vantagens, principalmente se for um cão ou gato abandonado. Esses animais ficam tão estressados por terem que viver nas ruas, vítimas de toda sorte de crueldades, que quando encontram "um cantinho" e amor tornam-se gratos pelo resto de suas vidas. Animais adotados quando adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica mais fácil educá-los a fazer as necessidades no lugar certo. A grande maioria dos animais adultos encontrados, não precisa ser ensinada . Por instinto, por serem adultos e "vividos" eles já sabem que "fora" é o melhor lugar para fazer as necessidades (lavanderia, quintal, ou mesmo na rua, quando levados para passear).


Cuidados veterinários também custam dinheiro e você precisa pensar se vai ter condições de dar assistência ao seu animal quando necessário.Vacinação é tão imprescindível quanto a necessidade de esterilização do cão ou gato que você pretende adquirir.

_________________________________________________________________________






Nenhum comentário: